terça-feira, 2 de março de 2010

Maré avança em pelo menos três cidades brasileiras

Água invadiu casas e ruas em Baía da Traição (PB), Recife e São Luís.
Lua cheia aumentou nível do mar nesta semana, segundo especialistas.

No litoral do Nordeste, o mar tem provocado estragos. Em pelo menos três cidades, as ondas avançaram sobre ruas e casas. Em João Pessoa, a onda forte atingiu em cheio as crianças.
Em Baía da Traição, na Paraíba, na tarde de segunda-feira (1º), a maré subiu 2,8 metros acima do nível normal. A água invadiu casas, restaurantes e prédios. Em fevereiro, a prefeitura decretou situação de emergência por causa do avanço do mar.

No Recife, os bares fecharam duas horas mais cedo na segunda. O mar também subiu rápido. Há seis anos, a casa de um casal que sempre quis morar na beira da praia tinha 11 metros de areia na frente do terreno. Agora, o mar já bate no muro.

Em São Luís, construções simples ou edifícios luxuosos, nada escapa da fúria do mar. Pneus, sacos de areia, muros de concreto. Na noite de segunda-feira, foi registrada a maior maré deste ano na capital do Maranhão: 6,5 metros.

Um trecho de uma praia em São Luís está bloqueado, mas não se trata de nenhuma obra pública. Foram os moradores de um condomînio que gastaram mais de R$ 20 mil para comprar pedras. Elas estão sendo usadas para erguer uma barreira de contenção e impedir que a próxima maré alta leve tudo que encontrar pela frente.

Muita gente acredita que o mar está mesmo avançando sobre o litoral do Nordeste, mas os pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão. Eles explicam que, em março e setembro, quando o sol fica alinhado com o Equador, acontecem as maiores marés do ano. Além disso, nesta semana a lua cheia aumentou ainda mais o nível do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário